"Apoiamos inteiramente" as sanções económicas e comerciais impostas, no sábado, pelo Conselho de Segurança d ONU à Coreia do Norte, declarou ontem o presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durrão Barroso, falando à cadeia de televisão britânica BBC, citada pela agência France Press. "Elas são muito importantes para a credibilidade da comunidade internacional, já que aquilo que se passa na Coreia do Norte não é apenas mau e perigoso para a região mas também para o Mundo", declarou.
Os acontecimentos na Coreia do Norte "põem o problema da proliferação da tecnologia nuclear e [da] possibilidade de a Coreia do Norte vender essa tecnologia e grupos terroristas", sublinhou o presidente da CE.
"É muito importante que nos mantenhamos firmes e que apoiemos as sanções das Nações Unidas", disse ainda Durão Barroso, que se deslocou a Londres para uma reunião com o primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Elogiando a posição da China no apoio que deu à aprovação das sanções, o presidente da CE afirmou que ela "é boa porque também é importante em relação ao Irão. Para o Irão, estamos a tentar a via diplomática.
Portanto, o sinal que damos à Coreia do Norte pode igualmente ser importante para o problema com o Irão", sublinhou Durão Barroso.Entretanto, as organizações humanitárias receiam que as sanções venham a pôr em risco a vida de milhares de pessoas, num país que já tem dificuldade em alimentar normalmente 23 milhões de habitantes, à beira dos rigores do próximo Inverno. "É um país muito frágil e pobre, onde tentamos ajudar a população", disse à agência France Press Jaap Timmer, coordenador em Pyongyang da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho."A ajuda humanitária não deverá depender de decisões políticas.
Portanto, esperamos que, numa perspectiva moral, as populações não sofram com as pressões exercidas sobre o Governo norte-coreano", advertiu Jaap Timmer.
JN.PT
1 comentário:
TIVE A VER OS ARTIGOS DO TEU BLOG, ACHEI MUITO INTERRESSANTE A TUA FORMA DE ESCRITA, E NA MANEIRA COMO ESTÁS ABORDAR OS ASSUNTOS.
DEI CONTA DESTE TEU ESPAÇO NO SITE DAS NOTICIAS LUSOFONAS, JÁ FIZ QUESTÃO DE TI ADICIONAR NOS LINK DO MEU BLOG, E VOU CONTINUAR ACOMPANHAR O TEU BLOG
SOBRE SITUAÇÃO DA COREIA DE NORTE É UMA QUESTÃO DE TER CALMA E PRUDÊNCIA, ESTUDAR OS MECÂNISMOS MAIS FIÁVEL PARA A RESOLUÇÃO DA CRISE...POUPANDO ASSIM VIDAS DOS MULHERES DAS PESSOAS.
FICA BEM!
BJS!!! ;)D
Enviar um comentário