A Comissão Europeia e a Comissão da União Africana reunir-se-ão na sede da União Africana em Adis Abeba, Etiópia, em 2 de Outubro de 2006, para uma sessão de trabalho conjunta. Esta terceira sessão conjunta em três anos constitui o mais recente testemunho do estreitamento da parceria entre os dois órgãos executivos da África e da Europa.
Nessa ocasião, a Comissão Europeia realizará a sua primeira reunião fora da Europa, viajando para a Etiópia com 10 Comissários.
A ordem de trabalhos da reunião centra-se essencialmente na parceria e no desenvolvimento institucionais.
Praticamente um ano após a adopção da Estratégia da UE para África, as duas partes analisarão os progressos registados com vista à sua concretização e decidirão das novas medidas a adoptar. Passarão igualmente em revista a execução da Parceria UE-África no domínio das infra-estruturas e debaterão a melhor forma de gerir os fluxos migratórios em benefício dos dois continentes. Através de uma série de reuniões proceder-se-á a um intercâmbio de experiências sobre os respectivos domínios de responsabilidade, designadamente o emprego, a ciência e a tecnologia ou a saúde.
A Comissão Europeia e a Comissão da União Africana farão também um esforço para chegar a acordo sobre um primeiro programa de apoio ao desenvolvimento operacional e institucional da União Africana, no montante de 55 milhões de euros, a executar a partir de 1 de Janeiro de 2007, e um Memorando de Entendimento tendo em vista enquadrar o intercâmbio de funcionários e de estagiários entre as duas instituições.
Por outro lado, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, aproveitará esta passagem pelo continente africano para visitar a zona do Darfur e encetar contactos políticos que permitam contribuir para o diálogo.
Espera-se, acima de tudo, que uma vez em África, mais próximos dos problemas, se despertem consciências e unam vontades.
Sem comentários:
Enviar um comentário