sábado, setembro 02, 2006

A mulher mais poderosa do mundo

Angela Merkel de 52 anos, ao vencer as últimas eleições para o governo da maior economia da Europa, surpreendeu o seu oponente Gerhard Schroder, e mesmo alguns membros da sua União Democrática Cristã e a partir desse momento implementou uma série de mudanças na política alemã.
Esta cientista que se dedicou à política, tem vindo a impressionar líderes mundiais, desde Tony Blair a George W. Bush.
No entanto, Merkel trava difíceis batalhas que passam por reformas na saúde e por uma reestruturação do sistema de impostos, tendo de enfrentar os seus rivais Social Democratas.
Mas há indicadores positivos. A terceira maior economia do mundo, estagnada durante cinco anos, cresceu 2% este ano, apesar de o plano de reestruturação de Merkel, nomeadamente o aumento dos impostos ter sido extremamente criticado.
Nos bastidores, Merkel tem reunido os seus esforços para aumentar o investimento dos Estados Unidos na Alemanha. Nos meses de Maio e Junho a chanceler viajou para os Estados Unidos, sem o habitual aparato mediático, para se reunir com líderes industriais americanos. Estas reuniões teriam como objectivo promover a alta capacidade tecnológica da Baviera e outros potenciais mercados na Alemanha.
Os E.U.A. já são o segundo maior parceiro comercial dos alemães e a Alemanha o quinto maior dos americanos.
Por outro lado, Merkel aliou-se aos Estados Unidos na oposição às actividades nucleares do Irão, e foi única mulher presente na cimeira dos G8 este Verão.
Estas e outras razões levaram a revista Forbes a considerar a chanceler alemã a mulher mais poderosa do mundo destronando a Secretária de Estado americana Condoleezza Rice.

Será que a Alemanha vê o seu futuro no outro lado do Atlântico??

Sem comentários: