quinta-feira, setembro 07, 2006

Durão Barroso pede solidariedade com países afectados pela imigração ilegal

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, escreveu aos dirigentes dos 25 Estados-membros da União Europeia a apelar a uma maior solidariedade com Espanha e com os países mais afectados pelo afluxo de imigrantes ilegais.
Barroso “tomou a iniciativa de escrever a todos os membros do Conselho Europeu sobre essa questão”, que constitui “um problema europeu e requer um solução europeia”, adiantou o porta-voz do responsável português, Johannes Laitenberger.
Na missiva, Barroso apela “à solidariedade de todos os Estados-membros” e sublinha nomeadamente a necessidade de “intensificar” os esforços europeus para ajudar Espanha a responder ao afluxo massivo de imigrantes clandestinos africanos para as ilhas Canárias, indicou o porta-voz do presidente da Comissão Europeia.
A União Europeia, que não dispõe actualmente de um orçamento para reagir contra a imigração ilegal, enviou este Verão para as Canárias uma pequena missão para patrulhar as costas africanas de onde parte a maioria dos imigrantes, através da sua nova agência Frontex. Apenas quatro países contribuíram para essa missão, que até aqui tem tido dificuldades em ser bem sucedida.
A União Europeia prometeu dois navios, dois aviões e peritos para a missão de nove semanas para tentar impedir a entrada de embarcações ilegais nas águas espanholas.
Espanha quer que a União Europeia prolongue a missão até Dezembro.


PÚBLICO.PT

Sem comentários: