“Green is green” é uma das máximas defendidas por Jeffrey Immlet, presidente da gigante General Electric numa alusão à relação directa entre produtos verdes e dólares.
Relação improvável há algum tempo atrás mas cada vez mais evidente e urgente nos dias de hoje.
Na sociedade globalizada em que vivemos, a importância das grandes empresas aumenta a uma velocidade crescente, aumentando com ela a sua responsabilidade social.
Não chega ter bons produtos, a bons preços, é necessário que esses produtos sejam amigos do ambiente e reflictam uma preocupação com um determinado tipo de valores, que habitualmente não coabitam com a noção de lucro.
Esta preocupação ambiental, embora possa parecer discutível para pequenas e médias empresas que muitas vezes lutam pela sobrevivência, é uma tendência que se tem vindo a intensificar e da qual será impossível retroceder. Será a capacidade das empresas de se adaptarem a esta tendência que ditará o seu futuro.
Os consumidores são mais exigentes e mais conscientes do mundo à sua volta. Um mundo que precisa de cuidados constantes.
Acerca desta temática recomendo o livro de Bruce Piasecki, “World Inc.” no qual o autor aborda a ideia provocante segundo a qual, ao criarem melhores produtos, as empresas – mais do que os governos ou a religião – estão numa posição ideal para tornar o mundo um lugar melhor.
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