O novo Presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defenderam hoje, em Bruxelas, a necessidade de se avançar rapidamente para um “tratado simplificado” da UE que substitua o projecto de Constituição europeia.
José Manuel Durão Barroso exortou todos os Estados-membros a “trabalharem de uma forma construtiva” num acordo, considerando que este “está a ganhar forma” entre os 27.Por seu lado, Nicolas Sarkozy, o primeiro a defender, ainda como candidato à presidência francesa, um “tratado simplificado”, sublinhou tratar-se da “única solução possível” para libertar a Europa da “paralisia” actual.
Depois de Berlim, cujo Governo preside actualmente à UE, Bruxelas foi a segunda capital europeia que o novo chefe de Estado francês visitou, precisamente uma semana após a sua posse, num sinal claro de que a Europa é uma prioridade política de Paris.
Os dois dirigentes europeus reiteraram, diversas vezes, a necessidade de se encontrar uma solução, até ao Conselho Europeu de 21 e 22 de Junho próximo, para o actual impasse político-institucional na União.
PUBLICO.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário