sábado, dezembro 30, 2006

Os novos membros

A 1 de Janeiro de 2007 dois novos membros passarão a fazer parte da família europeia.
Proponho que os conheçamos um pouco melhor...

Búlgária
A Bulgária é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia.
Tem uma superfície total de 111000 Km2 e uma população de 7,9 milhões de habitantes, dos quais 85% são Cristãos Ortodoxos, 13 % Muçulmanos e apenas 1% é de religião Católica.
A sua capital é a cidade de Sofia.

Finalizada a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária ficou sob a influência da União Soviética e tornou-se uma república popular em 1946. Com o final do governo comunista em 1990, o país teve eleições com a participação de diversos partidos.
Actualmente o Presidente e chefe de Estado é Georgi Parvanov e o socialista Sergei Stanishev o Primeiro ministro.

A nível económico, a Bulgária contraiu-se consideravelmente após 1989, com a decadência da União Soviética e, consequentemente, a diminuição do acesso ao mercado soviético do qual estava bastante dependente durante a Guerra-fria.
Desde 1997, o país passa por um período de recuperação, com o PIB crescendo numa taxa entre 4 a 5%, propiciando estabilidade macroeconómica.
O actual governo, eleito em 2001, prometeu manter os objectivos fundamentais da política económica adoptados pelo governo anterior, em 1997. Ou seja, aprofundar as políticas financeiras, acelerar as privatizações e prosseguir as reformas estruturais. Porém, o governo enfrenta ainda o elevado desemprego e os baixos padrões de vida.
A Bulgária é membro da NATO desde 2004.



Roménia
A Roménia é um país da Europa Oriental limitado a norte e a leste pela Ucrânia, a leste pela Moldávia e pelo mar Negro, a sul pela Bulgária e a oeste pela Sérvia e pela Hungria. Possui também um pequeno litoral na região da Dobruja, banhada pelo Mar Negro.
Tem uma superfície total de 238000Km2, o que o torna o sétimo país, em demografia, da Europa.
Conta com cerca de 22 milhões de habitantes e diversos grupos étnicos. 85% de Romenos, 6,6% de húngaros, 2,5% de ciganos e percentagens menos significativas de ucranianos, alemães, russos e tártaros.
A nível religioso a maioria (86,7%) é Ortodoxa Romena, existindo também 4,7% de Católicos Romanos, 3,7% de Protestantes e outras religiões minoritárias.
A sua capital é a cidade de Bucareste.

A Romênia é uma república democrática. O poder legislativo do governo romeno consiste de duas câmaras, o Senado, que possui 137 membros (relativo a 2004), e a Câmara dos Deputados, que possui 332 membros (relativo a 2004). Os membros de ambas as câmaras são escolhidos em eleições realizadas a cada quatro anos. O presidente, chefe do poder executivo, também é eleito pelo voto popular, a cada cinco anos (até 2004 - quatro anos). O presidente nomeia um primeiro-ministro, que dirige o governo, cujos membros são por sua vez nomeados pelo primeiro-ministro. O governo é sujeito a um voto parlamentar de aprovação.
Traian Basescu é o actual presidente e Calin Popescu o Primeiro-ministro.

Após o colapso do Bloco Soviético em 1989-91, a Roménia foi deixada com uma base industrial obsoleta e um padrão de capacidade industrial totalmente inadequado a suas necessidades. Em Fevereiro de 1997, o país iniciou um abrangente programa de reforma estrutural e estabilização macroeconómica, mas a reforma tem sido um processo inconstante.
Apesar das nítidas melhorias, a Roménia ainda enfrenta vários problemas-chave: corrupção elevada em quase todos os níveis da sociedade, falta de transparência ao nível dos gastos públicos, falta de competitividade económica - especialmente no sector agrícola -, um certo grau de desemprego em áreas rurais e ritmo lento de reforma no sector público.
A Roménia é também membro da NATO desde 2004.

Sejam Bem-vindos!



Sem comentários: