quarta-feira, novembro 08, 2006

Portugal favorável à continuação das negociações para adesão da Turquia à UE

Portugal é "favorável à continuação das negociações" de adesão da Turquia à União Europeia (UE), afirmou hoje em Tunes, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
"Nós temos mantido uma posição de princípio favorável à continuação das negociações com a Turquia e acompanhamos as posições da UE, como é nosso dever", explicou o membro do Governo de Lisboa, que hoje iniciou uma visita de dois dias à Tunísia.
Luís Amado acredita "que no próximo mês" a presidência da UE irá envidar "esforços políticos e diplomáticos para ultrapassar esta situação", desbloqueando o problema.
A Comissão Europeia evitou hoje suspender as negociações de adesão da Turquia, pedindo às autoridades turcas que encontrem uma solução para a questão cipriota até meados do próximo mês.
Tal como Portugal, a Espanha parece defender uma posição favorável à continuação das negociações e poderá ser isso que o primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, irá dizer na Turquia, durante a sua visita oficial que começa no domingo.
De acordo com uma fonte governamental espanhola, citada pela agência AFP, a viagem do chefe do Governo espanhol "acontece num momento crítico" do debate.
"Sempre defendemos a entrada da Turquia na UE", disse a mesma fonte que preferiu não ser identificada.

PUBLICO.PT

Sem comentários: